Pular para o conteúdo principal

Últimos dias do Festival Sabores de Paranapiacaba garantem passeio saboroso e divertido em família

No último final de semana de junho, dias 28 e 29, acontecem os últimos dias da segunda edição do Festival Gastronômico Sabores de Paranapiacaba (@saboresdeparanapiacaba). Idealizado e produzido por Ale Oshiro, o evento propõe um mergulho nos sabores, na cultura e na história da região, com uma programação pensada para toda a família.


Festival Sabores de Paranapiacaba - Fotos de Ale Oshiro

Voltado tanto para quem valoriza os detalhes da culinária autoral quanto para famílias em busca de um passeio diferente, o festival apresenta um roteiro com cerca de 45 empreendimentos locais, cada um oferecendo pratos exclusivos – doces, salgados ou bebidas – criados a partir de ingredientes que são verdadeiros símbolos da região: o cambuci, as PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), os frutos nativos da Mata Atlântica, e o café, que carrega a memória ferroviária da vila.


Cada ingrediente carrega uma conexão com a identidade e história de Paranapiacaba: o cambuci, por exemplo, é o fruto símbolo da vila e foi tombado como patrimônio da cidade de Santo André; as PANCs, cultivadas e colhidas na região, trazem o sabor da terra; o café, tão presente na história da ferrovia, ajudou a moldar o desenvolvimento da vila e do Estado; e os frutos nativos da Mata Atlântica reforçam a biodiversidade local em receitas cheias de memória e criatividade.


O festival também se destaca por promover a Vila de Paranapiacaba como um museu vivo: com sua arquitetura inglesa, paisagens naturais e um clima bucólico, que convida os visitantes a caminhadas por ruas de paralelepípedo, visitas a museus e trilhas ecológicas, em meio à exuberância da Mata Atlântica.


Os pratos e locais participantes compõem o Guia Gastronômico e de Serviços Turísticos de Paranapiacaba 2025, que já está disponível no site www.paranapiacabapeabiru.com/saboresdeparanapiacaba e será válido até 2026. No guia também é possível conferir a programação da vila para o mês de Junho, com diversas atrações, como o Arraiá Rock, que acontece nos dois próximos finais de semana. 


Segundo Ale Oshiro, “o festival é um verdadeiro encontro de saberes e sabores, nascido a partir de uma escuta atenta aos empreendedores da vila. Sua construção foi totalmente colaborativa, promovendo diálogos entre a comunidade, parceiros e o poder público. A ideia foi fortalecer os laços para criar esse roteiro cheio de sabor e que celebra a culinária de Paranapiacaba”


Serviço: Festival Gastronômico Sabores de Paranapiacaba

Quando: 28 e 29 de junho de 2025 - Horários conforme programação e funcionamento dos estabelecimentos
Guia turístico e gastronômico disponível em: www.paranapiacabapeabiru.com/saboresdeparanapiacaba

* As opções apresentadas no roteiro estão sujeitas à disponibilidade
Onde: Vila de Paranapiacaba - Parte Alta e Parte Baixa - Santo André - SP - Como chegar: Transporte público: Trem com destino a Rio Grande da Serra - Linha 10 Turquesa, chegando na estação de Rio Grande da Serra, ao lado temos o ponto dos ônibus 424 - Paranapiacaba que vem direto para vila. Outra opção é o ônibus 040 - Paranapiacaba, que sai de Santo André. De carro: Acesso pela rodovia SP 122 Deputado Antonio Adib Chammas seguindo direto até a vila de Paranapiacaba (acesso a parte alta) ou entrando pela estrada (de terra) de Paranapiacaba (acesso a parte baixa)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cristina Sampaio: uma trajetória artística marcada por exposições memoráveis

Natural de São Paulo e dividindo-se entre a capital e Indaiatuba, a artista plástica Cristina Sampaio imprime em suas obras a sensibilidade de quem vive com os olhos e o coração abertos para o mundo. Depois de anos no universo do marketing, mergulhou de vez na arte em 2015, quando passou a frequentar a Oficina de Artes do Clube Paineiras, iniciando um novo capítulo de vida — desta vez, movido por tintas, texturas e alma. Cristina vê a pintura como sua linguagem mais íntima e verdadeira: uma forma lúdica e intensa de registrar memórias, inquietações e temas urgentes, como a relação do ser humano com o meio ambiente. Ao longo dos anos, seu trabalho encantou o público em exposições tanto no Brasil quanto no exterior — como na mostra Salmos Modernos , promovida pelo consulado brasileiro em Genebra. Reconhecimentos também vieram em forma de prêmios e menções honrosas em salões como o do Clube Paineiras, do SINAP/AIAP e da Maratona Cultural ACESC. Em 2023, organizou e protagonizou a ex...

Estúdio Yucca apresenta exposição coletiva “Onde é meu aqui?”, com curadoria de Oscar D’Ambrosio

  O Estúdio Yucca, dirigido por Bia Gueiros, promove de 4 a 25 de outubro de 2025 a exposição coletiva “Onde é meu aqui?” , com curadoria de Oscar D’Ambrosio , renomado crítico de arte e professor. A mostra reúne artistas visuais de diversas regiões do Brasil, propondo uma reflexão sensível e profunda sobre os sentidos de pertencimento e memória associados aos espaços que habitamos — internos e externos. Inspirada no filme Aqui , de Robert Zemeckis , baseado na HQ homônima de Richard McGuire , a exposição convida o público a refletir sobre o que significa o “aqui” – entendido como um espaço simbólico de transformação, afetos, descobertas e relações humanas. “O intuito é instigar reflexões sobre como os lugares carregam histórias individuais e coletivas, entrelaçando passado, presente e futuro”, afirma   Oscar D’Ambrosio . Como parte da mostra, dois artistas receberam o Prêmio DESTAQUE por seus trabalhos de forte impacto visual e conceitual: André Siqueira e J. Caxeado ....

Arte para Todos: O Movimento que Celebra a Diversidade Cultural

  Germano O projeto “Art 100 para Todos” inicia sua jornada no Brasil, levando inclusão e valorização de artistas emergentes ao coração do Rio de Janeiro , de 24 a 30 de junho, no Espaço BB – Shopping Cassino Atlântico , localizado em Copacabana. Em seguida, a mostra se desloca para Petrópolis , onde ficará exposta de 2 a 6 de julho, consolidando a primeira etapa de um ambicioso itinerário artístico. A anfitriã em Petrópolis é Rosane Banger, médica anestesiologista, que além de expor suas obras, encabeça o movimento na cidade que, mais tarde, cruzará o oceano em direção à Europa . Entre julho e outubro de 2025, o projeto levará as obras selecionadas a oito cidades, incluindo Barcelona, Porto, Lisboa, Amsterdã e Berlim. Uma das grandes metas dessa iniciativa é tornar Gramado um símbolo de acessibilidade à arte, com a criação da CASA 100 +. Este espaço tem como missão democratizar o acesso à arte e lançar luz sobre talentos que ainda não são amplamente reconhecidos no cenário int...