Pular para o conteúdo principal

Evento Mercedes Ladies celebra a força das mulheres na cultura Hip-Hop no Centro de Referência da Dança

Nos dias 20, 21 e 22 de junho de 2025, de sexta-feira a domingo, com entrada gratuita, o Centro de Referência da Dança (CRD), em São Paulo, será palco do “Mercedes Ladies”, evento que coloca em evidência o protagonismo feminino dentro da cultura Hip-Hop e das danças urbanas. Serão três dias de eventos com workshops, debates, batalhas de dança, discotecagem, além de um espaço kids funcionando diariamente com atividades coordenadas por Flávia Evangelista, permitindo que mães e famílias possam participar.

Mercedes Ladies - Creditos Cristhiane Evangelista 


Na sexta-feira, dia 20 de junho, a programação começa com um workshop de Campbellock com Cris Finíssima, e roda de conversa sobre "Dança e Maternidade" com Thais Cris e Elen Soul. As batalhas do dia, que contam com as DJs Iasmin e Mari Rossi e com a MC Kika Souza, reúnem nomes da cena nas modalidades Campbellock (juradas Nati Glitz, Helô Torres e Vicky Souza) e Waacking (juradas Femennei, Waackim e Aiza). A condução do dia fica por conta da MC Kika Souza.


No sábado, dia 21, o evento segue com workshop de Campbellock, desta vez com Fran Menezes, seguido de uma roda de conversa sobre "Danças Urbanas e Comunidade LGBTQIAP+", com Danna Lisboa. As batalhas serão nas categorias Popping (juradas Bea Mor, Betta e Flávia Alvarenga), e  Open Style CUIR (jurade e juradas  Lainx, Karu e Leona). As pistas serão comandadas pelas DJs Carina Wonder e Anazu, e a apresentação fica por conta da MC Ayira.


No domingo, 22 de junho, a coreógrafa Becka de Paula ministra um workshop de “Hip Hop Coreografia”, seguido do bate-papo "Dança e Saúde Mental", com Priscila Caldas. As batalhas serão nas categorias Hip Hop (juradas Hulli, Tahis e Kika Souza) e Open Style (juradas Darlita, Burna e Pamela Csial), discotecagem com as DJs Elisa Guanabara e Tati Laser, e apresentação da MC Lua Nunes.


A iniciativa, que integra o projeto “Mercedes Ladies” contemplado pelo Edital PROAC Hip Hop 2024, promove um encontro entre gerações, corpos e vivências, com uma programação pensada para valorizar a trajetória e as contribuições das mulheres no movimento.


Idealizado por Kika Souza (@kikasouzaofc) – dançarina, produtora cultural e pesquisadora da cultura Hip-Hop – o projeto é um desdobramento de sua pesquisa "Identificando o Apagamento Histórico das Mulheres no Hip Hop", iniciada em 2019, e tem como inspiração a histórica crew norte-americana Mercedes Ladies, formada nos anos 1980, por mulheres que se impuseram como DJs e MCs, desafiando os estereótipos de gênero no universo das festas e da música. 


O evento Mercedes Ladies é um espaço de afirmação, memória e construção coletiva, onde mulheres ocupam com potência todos os papeis da cena Hip-Hop – da discotecagem ao julgamento técnico, da rima ao movimento. A entrada é gratuita e aberta ao público.


Informações : www.instagram.com/mulheresnohiphop/


Ficha Técnica - Idealização e Produção: Kika Souza. Co-produtor: Guga Catanho. Produção Executiva: Lua Nunes, Nicole Jesus e Carol Barelli. Designer Gráfico: Janna Nasci. Fotografia: Cristhiane Evangelista. Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini de Souza. Filmagem: Jess Meira

Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=bLCSf0P41zI&list=PLTLo2xCr-csX8E0wH8ycNfCF0ouh4rotX


Serviço: Evento Mercedes Ladies

Quando: 20, 21 e 22 de junho de 2025 - Horário: das 10h ás 20h
Onde: Centro de Referência da Dança - CRD - Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo - SP, 01037-000

Capacidade: 60 lugares. Acessibilidade Física. Estacionamento: Não possui

Espaço Kids: das 10h às 20h, todos os dias. Grátis - Classificação Livre

Programação: 

20 de Junho de 2025 (Sexta-feira) - Workshop - Campbellock com Cris Finíssima, Bate Papo sobre “Dança e Maternidade” com Thais Cris e Elen Soul, MC Kika Souza, DJs Iasmin e Mari Rossi, Batalhas: Campbellock (Juradas Nati Glitz, Helô Torres e Vicky Souza), Waacking (Juradas Femennei, Waackim e Aiza_


21 de Junho de 2025 (Sábado) - Workshop - Campbellock com Fran Menezes, Bate Papo sobre “Danças Urbanas e Comunidade LGBTQIAP+” com Danna Lisboa, MC Ayira, DJs Carina Wonder e Anazu, Batalhas: 

Popping (Juradas Bea Mor, Betta e Flávia Alvarenga), Open Style CUIR (Juradas Lainx, Karu e Leona)


22 de Junho de 2025 (Domingo) - Workshop - Hip Hop Coreografia com Becka de Paula, Bate-Papo sobre “Dança e Saúde Mental” com Priscila Caldas, MC Lua Nunes, DJs Elisa Guanabara e Tati Laser, Batalhas: 

Hip Hop (Juradas Hulli, Tahis e Kika Souza) Open Style (Juradas Darlita, Burna e Pamela Csial)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cristina Sampaio: uma trajetória artística marcada por exposições memoráveis

Natural de São Paulo e dividindo-se entre a capital e Indaiatuba, a artista plástica Cristina Sampaio imprime em suas obras a sensibilidade de quem vive com os olhos e o coração abertos para o mundo. Depois de anos no universo do marketing, mergulhou de vez na arte em 2015, quando passou a frequentar a Oficina de Artes do Clube Paineiras, iniciando um novo capítulo de vida — desta vez, movido por tintas, texturas e alma. Cristina vê a pintura como sua linguagem mais íntima e verdadeira: uma forma lúdica e intensa de registrar memórias, inquietações e temas urgentes, como a relação do ser humano com o meio ambiente. Ao longo dos anos, seu trabalho encantou o público em exposições tanto no Brasil quanto no exterior — como na mostra Salmos Modernos , promovida pelo consulado brasileiro em Genebra. Reconhecimentos também vieram em forma de prêmios e menções honrosas em salões como o do Clube Paineiras, do SINAP/AIAP e da Maratona Cultural ACESC. Em 2023, organizou e protagonizou a ex...

Estúdio Yucca apresenta exposição coletiva “Onde é meu aqui?”, com curadoria de Oscar D’Ambrosio

  O Estúdio Yucca, dirigido por Bia Gueiros, promove de 4 a 25 de outubro de 2025 a exposição coletiva “Onde é meu aqui?” , com curadoria de Oscar D’Ambrosio , renomado crítico de arte e professor. A mostra reúne artistas visuais de diversas regiões do Brasil, propondo uma reflexão sensível e profunda sobre os sentidos de pertencimento e memória associados aos espaços que habitamos — internos e externos. Inspirada no filme Aqui , de Robert Zemeckis , baseado na HQ homônima de Richard McGuire , a exposição convida o público a refletir sobre o que significa o “aqui” – entendido como um espaço simbólico de transformação, afetos, descobertas e relações humanas. “O intuito é instigar reflexões sobre como os lugares carregam histórias individuais e coletivas, entrelaçando passado, presente e futuro”, afirma   Oscar D’Ambrosio . Como parte da mostra, dois artistas receberam o Prêmio DESTAQUE por seus trabalhos de forte impacto visual e conceitual: André Siqueira e J. Caxeado ....

Arte para Todos: O Movimento que Celebra a Diversidade Cultural

  Germano O projeto “Art 100 para Todos” inicia sua jornada no Brasil, levando inclusão e valorização de artistas emergentes ao coração do Rio de Janeiro , de 24 a 30 de junho, no Espaço BB – Shopping Cassino Atlântico , localizado em Copacabana. Em seguida, a mostra se desloca para Petrópolis , onde ficará exposta de 2 a 6 de julho, consolidando a primeira etapa de um ambicioso itinerário artístico. A anfitriã em Petrópolis é Rosane Banger, médica anestesiologista, que além de expor suas obras, encabeça o movimento na cidade que, mais tarde, cruzará o oceano em direção à Europa . Entre julho e outubro de 2025, o projeto levará as obras selecionadas a oito cidades, incluindo Barcelona, Porto, Lisboa, Amsterdã e Berlim. Uma das grandes metas dessa iniciativa é tornar Gramado um símbolo de acessibilidade à arte, com a criação da CASA 100 +. Este espaço tem como missão democratizar o acesso à arte e lançar luz sobre talentos que ainda não são amplamente reconhecidos no cenário int...