Pular para o conteúdo principal

Escolas públicas do Estado de São Paulo recebem novas bibliotecas infantis com programação cultural gratuita

Iniciativa do programa Força para Crescer: Pontos de Leitura, com patrocínio da Motiva, por meio de seu instituto, entrega espaços lúdicos de leitura em São Paulo (capital) e Osasco, com acervo de 400 livros e atividades voltadas à infância

São Paulo, 23 de maio de 2025 – O mês de maio marca a chegada de três novas bibliotecas multiuso em escolas públicas do Estado de São Paulo. As cidades de São Paulo (capital) e Osasco foram contempladas pelo programa Força para Crescer: Pontos de Leitura, que transforma salas de aula em ambientes vivos de leitura, imaginação e pertencimento. A Motiva, maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, expande o acesso à leitura para a população das comunidades do entorno de suas operações, com a inauguração de três novas bibliotecas em escolas públicas e instituições de São Paulo.


Voltada a crianças da educação infantil, cada biblioteca conta com um acervo de 400 livros infantis de autores nacionais, além de mobiliário lúdico e acessível, pintura artística nas paredes, placas de sinalização e ambientação pensada especialmente para a faixa etária atendida. A proposta é democratizar o acesso à leitura e ao livro em territórios de alta vulnerabilidade social.


Renata Ruggiero, presidente da entidade que realiza o gerenciamento social da Motiva, reforça que este patrocínio está em linha com a estratégia do instituto de apoiar a literatura e incentivar a leitura nas regiões em que atua. "Acreditamos no poder transformador da leitura, e por isso, estamos muito felizes em apoiar a criação dessas novas bibliotecas. Elas são mais do que locais para guardar livros, são espaços onde aprendizado e cultura se encontram, criando possibilidades e horizontes para as comunidades. Esse projeto reflete nosso compromisso com a educação e com a construção de um futuro mais inclusivo e sustentável", pontua a executiva.


"Mais do que formar leitores, queremos formar vínculos. A biblioteca se torna um ponto de encontro afetivo dentro da escola, onde a criança é protagonista da sua imaginação", afirma William Mendonça, coordenador-executivo do projeto.


Em Santo Amaro, na área de atuação da Motiva, a inauguração acontece neste sábado (24), no Centro Educacional Luz e Lápis, localizado próximo à Estação Largo Treze, da Linha 5-Lilás, administrada pela concessionária ViaMobilidade. O evento conta com uma programação cultural gratuita, incluindo apresentações teatrais, contação de histórias e eventos abertos à comunidade escolar, em celebração à Semana Mundial do Brincar.


A ação integra a nova fase do programa Força para Crescer: Pontos de Leitura, que neste mês contempla cinco escolas públicas nos estados de São Paulo e Maranhão. Na Grande São Paulo, uma outra biblioteca será inaugurada em Osasco, que também tem forte presença de comunidades periféricas e grande número de alunos na primeira infância. A inauguração em Osasco será anunciada em breve.


Desde sua criação, o programa já implantou dez bibliotecas no Estado do Rio de Janeiro e impactou diretamente milhares de crianças com mais de 250 sessões de contação de histórias, teatro e leitura mediada.


O "Força Para Crescer: Pontos de Leitura" é apresentado pelo Ministério da Cultura, com apoio da Motiva, por meio de seu instituto. A iniciativa é uma realização da Deda Soluções Criativas, Quitanda Soluções Criativas e Instituto BR Arte. A produção-executiva é da Cinco Elementos Produções e a consultoria-executiva é da Marco Zero.


SERVIÇO – INAUGURAÇÃO EM SANTO AMARO
Centro Educacional Luz e Lápis (Rua Benedito Fernandes, 155, Santo Amaro-SP) – a 750 metros da Estação Largo Treze, da Linha 5-Lilás.


24 de maio (sábado – Semana do Brincar)

9h30 – Espetáculo artístico
10h30 – Cerimônia oficial de inauguração da biblioteca
11h30 – Atividades lúdicas abertas à comunidade

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cristina Sampaio: uma trajetória artística marcada por exposições memoráveis

Natural de São Paulo e dividindo-se entre a capital e Indaiatuba, a artista plástica Cristina Sampaio imprime em suas obras a sensibilidade de quem vive com os olhos e o coração abertos para o mundo. Depois de anos no universo do marketing, mergulhou de vez na arte em 2015, quando passou a frequentar a Oficina de Artes do Clube Paineiras, iniciando um novo capítulo de vida — desta vez, movido por tintas, texturas e alma. Cristina vê a pintura como sua linguagem mais íntima e verdadeira: uma forma lúdica e intensa de registrar memórias, inquietações e temas urgentes, como a relação do ser humano com o meio ambiente. Ao longo dos anos, seu trabalho encantou o público em exposições tanto no Brasil quanto no exterior — como na mostra Salmos Modernos , promovida pelo consulado brasileiro em Genebra. Reconhecimentos também vieram em forma de prêmios e menções honrosas em salões como o do Clube Paineiras, do SINAP/AIAP e da Maratona Cultural ACESC. Em 2023, organizou e protagonizou a ex...

Estúdio Yucca apresenta exposição coletiva “Onde é meu aqui?”, com curadoria de Oscar D’Ambrosio

  O Estúdio Yucca, dirigido por Bia Gueiros, promove de 4 a 25 de outubro de 2025 a exposição coletiva “Onde é meu aqui?” , com curadoria de Oscar D’Ambrosio , renomado crítico de arte e professor. A mostra reúne artistas visuais de diversas regiões do Brasil, propondo uma reflexão sensível e profunda sobre os sentidos de pertencimento e memória associados aos espaços que habitamos — internos e externos. Inspirada no filme Aqui , de Robert Zemeckis , baseado na HQ homônima de Richard McGuire , a exposição convida o público a refletir sobre o que significa o “aqui” – entendido como um espaço simbólico de transformação, afetos, descobertas e relações humanas. “O intuito é instigar reflexões sobre como os lugares carregam histórias individuais e coletivas, entrelaçando passado, presente e futuro”, afirma   Oscar D’Ambrosio . Como parte da mostra, dois artistas receberam o Prêmio DESTAQUE por seus trabalhos de forte impacto visual e conceitual: André Siqueira e J. Caxeado ....

Arte para Todos: O Movimento que Celebra a Diversidade Cultural

  Germano O projeto “Art 100 para Todos” inicia sua jornada no Brasil, levando inclusão e valorização de artistas emergentes ao coração do Rio de Janeiro , de 24 a 30 de junho, no Espaço BB – Shopping Cassino Atlântico , localizado em Copacabana. Em seguida, a mostra se desloca para Petrópolis , onde ficará exposta de 2 a 6 de julho, consolidando a primeira etapa de um ambicioso itinerário artístico. A anfitriã em Petrópolis é Rosane Banger, médica anestesiologista, que além de expor suas obras, encabeça o movimento na cidade que, mais tarde, cruzará o oceano em direção à Europa . Entre julho e outubro de 2025, o projeto levará as obras selecionadas a oito cidades, incluindo Barcelona, Porto, Lisboa, Amsterdã e Berlim. Uma das grandes metas dessa iniciativa é tornar Gramado um símbolo de acessibilidade à arte, com a criação da CASA 100 +. Este espaço tem como missão democratizar o acesso à arte e lançar luz sobre talentos que ainda não são amplamente reconhecidos no cenário int...