Pular para o conteúdo principal

56% dos brasileiros entrevistados acreditam que a nomeação do novo Papa foi uma boa escolha

  56% dos brasileiros entrevistados acreditam que a nomeação do novo Papa foi uma boa escolha


Filme Conclave impactou o interesse de 88% dos espectadores sobre o tema


Foto: Vatican News


No final de 2024, o filme Conclave estreou mundialmente, levando o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado. O que ninguém esperava é que, em abril deste ano, com a morte do Papa Francisco, a trama ganharia uma versão real, disparando a audiência do filme. A Sherlock Communications, agência de comunicação líder na América Latina, realizou uma pesquisa com 470 brasileiros para entender a sua percepção sobre o tema.


Dois terços (64%) dos entrevistados assistiram ao filme, impactando no interesse pelo tema de 88% dos espectadores. 32% ainda disseram que o filme despertou sua curiosidade sobre como os papas são escolhidos e 25% dos que assistiram afirmaram que a obra os ajudou a entender melhor o funcionamento da votação, com 31% passando a acompanhar de perto as notícias sobre o conclave.


Em relação ao processo de votação, mais da metade dos brasileiros entrevistados (51%) gostaria de saber quais qualidades são consideradas essenciais em um novo Papa, enquanto 49% disseram ter curiosidade sobre como os cardeais chegam à decisão final. Outros dados chamam a atenção: 44% querem saber como o Papa escolhe seu nome, 30% quais cerimônias acontecem durante o conclave, 24% se os cardeais realmente ficam sem contato com o mundo exterior, 21% se podem votar em si mesmos e 13% sobre o que os cardeais comem e onde dormem. Já 7% disseram não ter interesse no assunto.


Quando questionados se a nomeação do Papa foi uma boa escolha, para mais da metade (56%) dos entrevistados, a resposta foi afirmativa, enquanto 27% disseram preferir esperar para ver como será o papado antes de tomar uma posição. Dentre as opiniões, 5% estavam torcendo para outro cardeal, e 2% acham que não foi uma boa escolha.


O nome “Leão”, escolhido pelo Papa, também gerou reações. A escolha é um ato simbólico e pode indicar mudanças, representando as intenções e o perfil do pontífice. Para 41% dos entrevistados, a escolha do nome foi interessante e gerou curiosidade sobre o motivo; outros 36% disseram que gostaram e parece ser um significado respeitoso, enquanto 7% não gostaram, por ser um nome antiquado e difícil de se identificar.


Sobre os critérios que deveriam pesar na escolha de um novo Papa, a pesquisa revelou que 50% dos entrevistados gostariam que a Igreja levasse em consideração uma personalidade humilde. Já 39% apontaram a importância de uma visão de mundo global e a preocupação com países menos desenvolvidos. Outros 25% mencionaram a importância de um histórico de trabalho com pobres, 21% destacaram a consciência ambiental e ações contra as mudanças climáticas, enquanto 18%  gostariam de ver alguém comprometido com a modernização da Igreja.


“A pesquisa, inicialmente, nos mostra que o cinema, quando se conecta com a realidade, tem um papel poderoso. O aumento do interesse dos brasileiros pelo conclave desperta curiosidade e debate público.A expectativa agora é compreender como a audiência irá reagir aos próximos passos do novo líder da Igreja Católica”, diz Patrick O’Neill, sócio e co-fundador da Sherlock Communications.


Outros dados relevantes:

  • Quando questionados sobre qual nome escolheriam para o Papa: 13% citaram Francisco, 7% João Paulo e 6% Pedro.

  • 36% dos entrevistados responderam que não assistiram ao filme ou não se interessam pelo tema;

  • 3% não sabiam que um novo Papa havia sido escolhido;

  • 20% dos entrevistados gostariam que a igreja levasse em consideração um Papa com perfil conservador e tradicional, enquanto 15% quiseram um Papa com um perfil mais liberal.

 

Metodologia


A pesquisa foi conduzida pela Broadminded, a unidade de pesquisa da Sherlock Communications, no dia  8 de maio de 2025, e leva em conta a resposta anônima de 470 pessoas adultas no Brasil, por meio de um questionário online.


Sobre a Sherlock Communications


A Sherlock Communications (www.sherlockcomms.com) é uma agência de comunicação multipremiada na América Latina. Com sede em São Paulo, a empresa também está presente em Lima, Bogotá, Santiago, Cidade do México, Buenos Aires, San José, Cidade do Panamá, Cidade da Guatemala e Rio de Janeiro. Com uma equipe multidisciplinar e totalmente bilíngue, nossa missão é ajudar as empresas a preencher a lacuna comercial e cultural entre os mercados latino-americanos e estrangeiros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cristina Sampaio: uma trajetória artística marcada por exposições memoráveis

Natural de São Paulo e dividindo-se entre a capital e Indaiatuba, a artista plástica Cristina Sampaio imprime em suas obras a sensibilidade de quem vive com os olhos e o coração abertos para o mundo. Depois de anos no universo do marketing, mergulhou de vez na arte em 2015, quando passou a frequentar a Oficina de Artes do Clube Paineiras, iniciando um novo capítulo de vida — desta vez, movido por tintas, texturas e alma. Cristina vê a pintura como sua linguagem mais íntima e verdadeira: uma forma lúdica e intensa de registrar memórias, inquietações e temas urgentes, como a relação do ser humano com o meio ambiente. Ao longo dos anos, seu trabalho encantou o público em exposições tanto no Brasil quanto no exterior — como na mostra Salmos Modernos , promovida pelo consulado brasileiro em Genebra. Reconhecimentos também vieram em forma de prêmios e menções honrosas em salões como o do Clube Paineiras, do SINAP/AIAP e da Maratona Cultural ACESC. Em 2023, organizou e protagonizou a ex...

Estúdio Yucca apresenta exposição coletiva “Onde é meu aqui?”, com curadoria de Oscar D’Ambrosio

  O Estúdio Yucca, dirigido por Bia Gueiros, promove de 4 a 25 de outubro de 2025 a exposição coletiva “Onde é meu aqui?” , com curadoria de Oscar D’Ambrosio , renomado crítico de arte e professor. A mostra reúne artistas visuais de diversas regiões do Brasil, propondo uma reflexão sensível e profunda sobre os sentidos de pertencimento e memória associados aos espaços que habitamos — internos e externos. Inspirada no filme Aqui , de Robert Zemeckis , baseado na HQ homônima de Richard McGuire , a exposição convida o público a refletir sobre o que significa o “aqui” – entendido como um espaço simbólico de transformação, afetos, descobertas e relações humanas. “O intuito é instigar reflexões sobre como os lugares carregam histórias individuais e coletivas, entrelaçando passado, presente e futuro”, afirma   Oscar D’Ambrosio . Como parte da mostra, dois artistas receberam o Prêmio DESTAQUE por seus trabalhos de forte impacto visual e conceitual: André Siqueira e J. Caxeado ....

Arte para Todos: O Movimento que Celebra a Diversidade Cultural

  Germano O projeto “Art 100 para Todos” inicia sua jornada no Brasil, levando inclusão e valorização de artistas emergentes ao coração do Rio de Janeiro , de 24 a 30 de junho, no Espaço BB – Shopping Cassino Atlântico , localizado em Copacabana. Em seguida, a mostra se desloca para Petrópolis , onde ficará exposta de 2 a 6 de julho, consolidando a primeira etapa de um ambicioso itinerário artístico. A anfitriã em Petrópolis é Rosane Banger, médica anestesiologista, que além de expor suas obras, encabeça o movimento na cidade que, mais tarde, cruzará o oceano em direção à Europa . Entre julho e outubro de 2025, o projeto levará as obras selecionadas a oito cidades, incluindo Barcelona, Porto, Lisboa, Amsterdã e Berlim. Uma das grandes metas dessa iniciativa é tornar Gramado um símbolo de acessibilidade à arte, com a criação da CASA 100 +. Este espaço tem como missão democratizar o acesso à arte e lançar luz sobre talentos que ainda não são amplamente reconhecidos no cenário int...